1. Os conteúdos aqui apresentados não possuem fins pessoais, políticos ou econômicos.
2. Este blog é melhor visualizado nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.
3. Todos os conteúdos podem ser reproduzidos desde que mencionada a autoria da Rádio Cidade das Águas, exceto quando tratar-se de conteúdo replicado de outra fonte.

ALÔ CDAFM

(42) 3275 3372

ÀS 10 DA MANHÃ

APOIO CULTURAL

Redes Sociais

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

TRADUZA ESTE BLOG

PESQUISA

Tibagi terá Biblioteca Cidadã

Anúncio foi realizado em Curitiba, pelo governador do Estado

Da Agência de Notícias do Paraná, 15/04 - O governador Beto Richa anunciou hoje a ampliação de programas estaduais na área da Cultura. Entre as medidas estão a construção de mais dez bibliotecas cidadãs neste ano e o lançamento do primeiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) para apoiar eventos culturais, principalmente em municípios de até 50 mil habitantes, dentre eles, Tibagi

Imagem: Orlando Kissner / ANPr

“O Governo do Estado busca uma sólida e estreita relação com todos os municípios, principalmente os menores, que mais precisam da presença do governo para garantir êxito nas suas ações”, afirmou Beto Richa. “A cultura, ao lado da educação, dá oportunidade de futuro melhor para as pessoas, a partir do acesso ao conhecimento”. 



As medidas foram anunciadas na abertura do encontro com os novos gestores municipais de Cultura, realizado no Auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. 



O projeto de construção das novas bibliotecas cidadãs receberá investimento de R$ 5 milhões. As outras unidades serão erguidas em Adrianópolis, Alto Paraíso, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Lunardelli, Mariluz, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jorge do Patrocínio.


O critério de escolha dos municípios contemplados foi o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 95 municípios que ainda não receberam o projeto. Foram construídas, desde 2011, 100 bibliotecas, totalizando 300 unidades em funcionamento. 


Para montar uma Biblioteca Cidadã, o Governo do Estado constrói a estrutura da sede em terreno oferecido pela prefeitura. Os equipamentos são adquiridos pelo Estado, também responsável pela qualificação de pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. O custo aproximado de cada unidade é de R$ 500 mil, para obra, equipamentos, mobiliários e acervo literário de aproximadamente duas mil obras. 


O projeto Biblioteca Cidadã é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as secretarias estaduais de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística, pela Paraná Edificações, e tem como objetivo levar literatura e acesso à internet para mais próximo dos cidadãos.