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Começa processo de implantação do trecho Amparo - Imbituva da BR 153 

Expectativa é que a licitação seja concluída até dezembro

Da Redação, 04/04 - A prefeita de Tibagi e presidenta da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Angela Mercer de Mello (PTB) reuniu-se na tarde desta quinta-feira, em Ponta Grossa, com o coordenador regional do PDT, Márcio Pauliki, e o prefeito de Ipiranga, Roger Selski (PR), para acompanhar o anúncio da licitação do projeto básico de engenharia da obra para implantação e pavimentação do último trecho da BR 153, a Rodovia Transbrasiliana, ligando a localidade de Alto do Amparo, no Município de Tibagi, passando por Ipiranga e chegando até Imbituva. 

Imagem: Divulgação
O edital de licitação representa o início do processo de implantação, com orçamento previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Este trecho de 50,5 quilômetros é o único trecho da Rodovia Transbrasiliana não pavimentado no Brasil. Trata-se de uma rodovia estratégica para o a região dos Campos Gerais, o Paraná e o país”, destacou Pauliki.

Segundo informou o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, com o projeto básico, será feita a licitação para a obra na nova modalidade do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), aplicada para as obras do PAC, a fim de ampliar a eficiência nas contratações públicas e competividade, promover a troca de experiências e tecnologia e incentivar a inovação tecnológica.

Em Imbituva, será construído um contorno, para desviar o tráfego de dentro da cidade, por onde passa o traçado original da rodovia. O estudo de impacto ambiental da obra foi delegado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Já estamos trabalhando com o IAP para obter as licenças necessárias”, ressaltou Tiago.

A expectativa, segundo o cronograma de obras do DNIT Paraná, é que a licitação deve estar concluída até dezembro deste ano. Com os estudos e projetos prontos, a expectativa para o início das obras é de março de 2013. O custo gerencial para uma obra de pavimentação e implantação de rodovia é de R$ 2,2 milhões por quilômetro, considerando que o trecho possui uma extensão de 50,5 quilômetros, o custo aproximado da obra é de R$ 111,1 milhões.

Para o superintendente do DNIT, a obra é importante porque “liga um segmento que está isolado do contexto de ligações rodoviárias”. “A nível nacional faz a interligação total da Transbrasiliana, ou seja, o tráfego de longa distância que utiliza a rodovia não vai ter mais este seccionamento que temos hoje”, destaca Tiago.

A rodovia é a quarta maior do país, com 4.355 quilômetros de extensão e liga as cidades de Marabá (PA) e Aceguá (RS).

Prefeitos destacam a conquista para a região

“Grandes investimentos estão acontecendo na região dos Campos Gerais, que vive um grande momento. É muito importante mais este investimento do governo federal na nossa região, uma luta de muitos anos”, destacou Angela.

“Vai valorizar o nosso Município trazendo progresso e desenvolvimento, ligando Ipiranga a outras rodovias”, acredita Selski, apostando na expansão do comércio e no desenvolvimento turístico devido ao tráfego da rodovia de diversas regiões do país que passará pela cidade. (Com informações da Assessoria)