Ex-pároco de Tibagi comemora centenário de vida
Norte-americano Giles Gardiner, conhecido como Egídio aqui no Brasil, chegou em Tibagi no ano de 1956
Do Brazilian Voice
Da Assessoria
Telêmaco Borba, 14/06 - Uma missa de Ação de Graças realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima e um jantar no Centro de Formação Cristã Padre Egídio, ambos em Telêmaco Borba, fizeram parte das comemorações dos 100 anos do padre Giles Gardiner. Em 11 de junho, o sacerdote, natural de Nova York, conhecido carinhosamente como “Egídio” entre os fiéis brasileiros, celebrou um século de vida. Ordenado sacerdote em junho de 1939, ele foi enviado ao município de Aquidauana, Mato Grosso do sul, em 1941, onde atuou como pároco até 1956, assumindo posteriormente a paróquia na cidade de Tibagi, entre 1956 e 1961. Depois de deixar Tibagi, trabalhou em Ponta Grossa, entre 1961 e 1967, Curitiba, entre 1968 e 1974, Paranaguá, entre 1974 e 1980, Telêmaco Borba , entre 1981 e 2005, e novamente Curitiba após sua aposentadoria do sacerdócio, onde reside atualmente em um abrigo para religiosos idosos.
Da Assessoria
Imagem: Divulgação |
Fluente em português, o Padre Egídio criou laços fortes e conquistou a simpatia e afeto de um considerável número de fiéis pelas paróquias por onde passou. "Em todas essas cidades atuei como vigário e sempre fui acolhido com muito carinho pelas comunidades. Em Paranaguá e em Telêmaco Borba, tive muita sorte de poder trabalhar com os jovens, procurando sempre ser um testemunho para a nossa juventude. Outro trabalho muito gratificante que realizei em Telêmaco foi a "Peregrinação do Leigo Cristão", destinada para o movimento dos casais. Fui o diretor espiritual de vários encontros que trouxeram muitas bênçãos para todos os participantes", disse o padre Egídio em entrevista à Revista do Devoto.
Os padres redentoristas realizaram seu trabalho em Tibagi entre os anos de 1934 e ficaram no município até o final dos anos 1980, quando a paróquia foi assumida pelos padres diocesanos. Um dos principais legados da presença deles na cidade é o prédio do Palácio do Diamante, que desde 1996 é a sede da Prefeitura Municipal de Tibagi. A edificação foi erguida na década de 1930, tendo sido projetada pelo alemão Max Staudacher para ser residência dos sacerdotes.