1. Os conteúdos aqui apresentados não possuem fins pessoais, políticos ou econômicos.
2. Este blog é melhor visualizado nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.
3. Todos os conteúdos podem ser reproduzidos desde que mencionada a autoria da Rádio Cidade das Águas, exceto quando tratar-se de conteúdo replicado de outra fonte.

ALÔ CDAFM

(42) 3275 3372

ÀS 10 DA MANHÃ

APOIO CULTURAL

Redes Sociais

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

TRADUZA ESTE BLOG

PESQUISA

Colégio Leopoldina promove ações na Semana de Combate à Exploração Sexual

Caminhada e palestras fazem parte da programação

Da Assessoria, 14/05 - A violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente entre crianças até 9 anos de idade, é o segundo principal tipo de violência, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que, em 2011, foram registrados 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual, mas menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das autoridades.

Desta forma, professores e alunos do Colégio Leopoldina Bittencourt Pedroso estão preparando diversas ações para esclarecer junto à comunidade sobre a Semana de Mobilização e Enfrentamento das Situações de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O tema foi proposto pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa que convidou as escolas estaduais a organizarem uma mobilização no mês de maio com a intenção de sensibilizar a sociedade referente ao assunto. “Queremos que a população esteja consciente deste crime e estimular que eles denunciem esse tipo de ocorrência”, explica a coordenadora do projeto e professora de Língua Portuguesa, Fabiana Gomes Machado.

Durante a semana de 14 a 17 de maio estão programadas várias atividades para envolver a rede estudantil e sociedade. Desde palestras, visitas a outros centros de educação e uma grande passeata. “Demos o nome da passeata como 'Dia do Luto' onde reuniremos as entidades educacionais numa grande caminhada pelas ruas da cidade com concentração na praça Edmundo Mercer e será na sexta-feira, às 10h30”, detalha.

A professora explica ainda alguns dos objetivos que levaram à elaboração deste projeto. “É possível que se identifique práticas de violências sexuais contra crianças e adolescentes no âmbito escolar e comunidade em geral, o mais importante é trazer este assunto para o cotidiano das pessoas e divulgar o disque denúncia”, enfatiza. Para a caminhada serão produzidos cartazes e faixas envolvendo o trabalho de mobilização.

Durante a semana será abordado o assunto com os alunos dos 6º anos. Já os alunos da turma do 9º ano farão visitas às turmas do Centro Educacional Lar de Nazaré para tratar do tema através de palestras e diálogo entre os estudantes.