TRE inaugura Fórum Eleitoral em Tibagi
Prédio homenageia o tibagiano Edmundo Mercer Júnior
Imagens: TRE/PR |
Da Assessoria, 22/04 - Na tarde de sexta-feira (19), a Justiça Eleitoral no município ganhou nova sede, com a inauguração do Fórum Eleitoral de Tibagi, que vai atender a 17º Zona Eleitoral, compreendendo os municípios de Tibagi e Ventania.
O presidente do TRE-PR, Desembargador Rogério Coelho juntamente com a prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello e o juiz da comarca, Dr. João Batista Spanier Neto, discursaram aos presentes e realizaram o descerramento das placas. O evento contou com a presença do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, entre outras autoridades e familiares e amigos do homenageado, que foram recepcionados em coquetel após a solenidade.
O novo prédio recebeu o nome de Desembargador Edmundo Mercer Júnior, avô da prefeita Angela Mercer de Mello, homenagem ao tibagiano que escreveu sua história dentro do cenário jurídico no estado do Paraná. “Acredito que a indicação é devida a todo seu trabalho e dedicação a Tibagi, sua terra”, disse a prefeita. “Para nosso município e a cidade vizinha de Ventania, este fórum eleitoral representa o fortalecimento das ações da justiça eleitoral, e melhores condições de trabalho aos servidores da Justiça Eleitoral, assim como para os eleitores”.
Com esta nova unidade, o TRE-PR alcança 111 novos fóruns inaugurados, que são parte de um projeto pioneiro em todo o Brasil, que vem sendo implantando no Paraná: a construção de Fóruns Eleitorais no interior do Estado.
Os Fóruns Eleitorais são divididos em três módulos: o primeiro é uma área administrativa, um espaço com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos, audiência, além de instalações sanitárias e copa. O segundo é o depósito de urnas, área com capacidade para armazenamento das urnas do município e região, bem como instalações para realizar os procedimentos de carga e manutenção das urnas eletrônicas. O terceiro é a Central de Atendimento ao Eleitor, destinada a receber os eleitores com conforto e agilidade, conta com uma ampla área, extremamente iluminada e arejada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial (para deficientes, gestantes e idosos).
Edmundo Mercer Júnior, o homenageado
Nasceu em Tibagi – PR, no dia 03 de abril de 1908. Filho de Edmundo Alberto Mercer e Laurentina de Sá Bittencourt Mercer. Bacharelou-se com Professor Normalista na Escola Normal de Curitiba, em 1926; e em Direito, na Universidade Federal do Paraná, em 1930, sendo um dos fundadores da Associação Atlética Universitária. Ainda estudante, foi nomeado Promotor Público, exercendo o cargo nas Comarcas de Irati e de Tomazina. Atuou como advogado em Tibagi e Londrina.
Foi Prefeito de Tibagi em 1937 e Delegado Regional de Polícia em Londrina, em meados de 1942. Foi Procurador-Geral do Estado no período de 1950/1951. Após, exerceu as funções de Assessor Jurídico do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Em 1958 foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. Na década de 1970 ocupou os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça, sendo que, sob sua Presidência, foi criado e instalado o Museu da Justiça, pioneiro do gênero, ocasião em que houve a estréia do Coral do Tribunal de Justiça. Exerceu, ainda, as funções de Membro do Conselho Superior da Magistratura e de Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná e da Associação dos Magistrados do Brasil. Também atuou no Magistério, como Professor de Direito Judiciário Civil e Prática do Processo Civil na Faculdade de Direito de Curitiba, onde organizou e fundou o “escritório modelo de advocacia”.
Foi agraciado com o Título de Sócio Benemérito da Associação dos Magistrados do Brasil; Cidadão Honorário de diversos municípios paranaenses; e com o Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça de Goiás. Publicou diversas obras doutrinárias. Foi redator esportivo e cronista do jornal Diário da Tarde; colaborou no jornal Gazeta do Povo; e fundou e dirigiu o periódico Paraná Jornal. Faleceu, em pleno exercício de suas funções, em 18 de dezembro de 1974. Foi casado com Albertina Lagos Martins e deixou quatro filhas: Rosemarie Mercer Santos, Maria Regina Mercer de Mello, Margarida Maria Mercer e Laura Tereza Mercer Taques.