Alistamento no Serviço Militar termina sexta-feira
Compromisso é obrigatório a todos os homens que completarem 18 anos em 2013
Da Redação
Com informações das Assessorias
Tibagi, 25/05 - Termina na sexta-feira (28) o prazo para o alistamento no Serviço Militar obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino que já completaram ou completarão 18 anos de idade no ano de 2013. A data limite é de fato o dia 30 de junho, mas este ano ela ocorrerá em um domingo. É preciso comparecer à Junta e apresentar Certidão de Nascimento original ou em segunda via, comprovante de residência (talão de água, luz, telefone, IPTU, Incra ou preferencialmente o Título de Eleitor) e duas fotos 3x4.
Mais informações podem ser obtidas na Junta de Serviço Militar, que fica no Palácio Diamante, sede da Prefeitura, em horário de expediente – das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. O atendimento por telefone acontece pelo número (42) 3916 2124.
O processo é coordenado pelo Ministério da Defesa e em Tibagi a Junta do Serviço Militar tem Terézio Carvalho como secretário e Prefeita Municipal, Angela Mercer de Mello, como presidenta. A Junta de Serviço Militar também organiza todos os anos a solenidade de juramento à Bandeira aos jovens dispensados do serviço.
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se.
Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.
O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.