1. Os conteúdos aqui apresentados não possuem fins pessoais, políticos ou econômicos.
2. Este blog é melhor visualizado nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.
3. Todos os conteúdos podem ser reproduzidos desde que mencionada a autoria da Rádio Cidade das Águas, exceto quando tratar-se de conteúdo replicado de outra fonte.

ALÔ CDAFM

(42) 3275 3372

ÀS 10 DA MANHÃ

APOIO CULTURAL

Redes Sociais

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

TRADUZA ESTE BLOG

PESQUISA

Alistamento no Serviço Militar termina sexta-feira

Compromisso é obrigatório a todos os homens que completarem 18 anos em 2013

Da Redação
Com informações das Assessorias

Tibagi, 25/05 - Termina na sexta-feira (28) o prazo para o alistamento no Serviço Militar obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculino que já completaram ou completarão 18 anos de idade no ano de 2013. A data limite é de fato o dia 30 de junho, mas este ano  ela ocorrerá em um domingo. É preciso comparecer à Junta e apresentar Certidão de Nascimento original ou em segunda via, comprovante de residência (talão de água, luz, telefone, IPTU, Incra ou preferencialmente o Título de Eleitor) e duas fotos 3x4.

Mais informações podem ser obtidas na Junta de Serviço Militar, que fica no Palácio Diamante, sede da Prefeitura, em horário de expediente – das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. O atendimento por telefone acontece pelo número (42) 3916 2124.


O processo é coordenado pelo Ministério da Defesa e em Tibagi a Junta do Serviço Militar tem Terézio Carvalho como secretário e Prefeita Municipal, Angela Mercer de Mello, como presidenta. A Junta de Serviço Militar também organiza todos os anos a solenidade de juramento à Bandeira aos jovens dispensados do serviço.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se.

Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro. Nessa etapa, boa parte dos inscritos é dispensada por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode emitir passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.

O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Durante um ano, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.