Realizada em Tibagi, reunião foi organizada pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais
Imagem: Christian Camargo (PMT) |
Da Assessoria, 03/05 - O secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Reinhold Stephanes (PSD) foi o convidado da reunião dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) que aconteceu em Tibagi, nesta sexta-feira. Também na pauta, a migração da Agência Rota dos Tropeiros para Agência de Desenvolvimento Regional e a presença da gerente executiva do INSS dos Campos Gerais, Nilzete Pechnicki.
Participaram os prefeitos de Castro Reinaldo Cardoso (MD), de Ortigueira, Lourdes Banach (MD), de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), de Piraí do Sul, Valentim Milleo (PSD), de Reserva, Luiz Vosniak (PT), de Ventania, José Luiz Bitencourt (PR) e de Tibagi, Angela Mercer de Mello (PTB). Também os vices-prefeitos de Carambeí, Ipiranga, Sengés e Telêmaco Borba.
Indagado pela prefeita de Tibagi e presidente da AMCG, Angela Mercer de Mello, sobre o desenvolvimento dos pequenos municípios comparados aos grandes centros que recebem fábricas de grande porte e o que o Estado fará para auxiliar neste sentido, Reinhold compartilhou da preocupação dos prefeitos. “Esta é a nossa grande necessidade de estimular o desenvimento nas pequenas cidades e consequentemente gerar emprego e renda que é a grande preocupação atual. Como forma de beneficiar os pequenos municípios, o Goveno lançou recentemente o PAM, Plano de Apoio ao Desenvimento que vai atender de imediato mais de 90% das cidades paranaenses. É um grande passo que estamos dando”, relatou o secretário. Angela ainda declarou que “a cada dez pessoas que a procuram em seu gabinete, nove estão pedindo empregos. É nosso maio desafio”, ponderou.
Stephanes ainda foi abordado pelos prefeitos e esclareceu sobre linhas e formas de participação em programas estatais. Ele aproveitou e entregou o livro de sua autoria, 'Código Florestal - a lei e considerações'. A edição busca explicar de forma simples e objetiva as novas regras da legislação ambiental para o setor agropecuário. Além de ser fruto de amplo debate democrático, o código considera a ciência e os avanços tecnológicos da agricultura para a produção de forma sustentável. "O texto apresenta um bom equilíbrio entre produzir, incluir e conservar", destacou. “Os prefeitos devem estar antenados neste debate que a partir de agora é lei, mas que mostra também os esforços do governo para garantir o menor impacto na sua aplicação.
ADR
As atividades desenvolvidas pela Agência Rota dos Tropeiros foram apresentadas aos prefeitos com objetivo de propor a transformação para Agência de Desenvolvimento Regional. “É importante conhecermos os trabalhos da 'Rota dos Tropeiros' antes de decidirmos sobre essa transformação”, explicou a presidente da entidade, Angela Mercer de Mello.
Atualmente a agência funciona dentro da sede da AMCG contando inclusive com repasses da entidade. “A 'Rota' já funciona como uma OSCIP, mas transformada em ADR pode captar mais recursos para a região, que não é possível somente através das prefeituras e instituições privadas”, informou o presidente da Rota dos Tropeiros, Douglas Costa.
INSS
A gerente do INSS dos Campos Gerais, Nilzete Pechnicki apresentou como atua o instituto na região e ainda falou do plano de expansão da rede de atendimento do INSS, com instalação de novas sedes. “Estão sendo feitos estudos para implantação de novas unidades em municípios onde não atuam com atendimento integral dos serviços a fim de aumentar a cobertura e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de seguro social”, relatou a gerente. Também aproveitou para esclarecer dúvidas dos prefeitos presentes.