1. Os conteúdos aqui apresentados não possuem fins pessoais, políticos ou econômicos.
2. Este blog é melhor visualizado nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.
3. Todos os conteúdos podem ser reproduzidos desde que mencionada a autoria da Rádio Cidade das Águas, exceto quando tratar-se de conteúdo replicado de outra fonte.

ALÔ CDAFM

(42) 3275 3372

ÀS 10 DA MANHÃ

APOIO CULTURAL

Redes Sociais

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

TRADUZA ESTE BLOG

PESQUISA

Drogas viram problema em ascensão na cidade

Somente no último fim de semana, polícia atendou duas ocorrências relacionadas ao problema, ambas com envolvimento de menores de 18 anos.

Da Redação, 06/05 - O tráfico de entorpecentes não é nenhuma novidade nas terras tibagianas. Recortes de jornais nos anos 1990 já mostravam diversas ocorrências isoladas acontecendo em regiões periféricas da cidade. No entanto, o problema está crescendo cada dia mais, e acontece até mesmo sob a luz do dia e em áreas centrais de Tibagi, envolvendo adultos e o que mais preocupa, adolescentes. Neste fim de semana, por exemplo, a Polícia Militar atendeu duas ocorrências envolvendo produção e fornecimento de entorpecentes.

O primeiro caso aconteceu às 11 horas da manhã de sábado (4). Durante patrulhamento no Centro, os PMs abordaram dois elementos, A.H., de 18 anos e um adolescente com apenas 12 anos. Em revista e após uma conversa, descobriu-se que o primeiro portava uma bucha de maconha, a qual havia sido comprada de um menor de 17 anos. A droga custou cinco reais. A.H. foi preso e junto dos menores foi levado à delegacia local. O jovem de 17 anos afirmou que tinha mais duas buchas, tendo vendido uma para um elemento da Vila São José e outra para o menino de 12 anos que estava acompanhando A.H.

O segundo fato foi atendido pouco antes das nove horas da noite de domingo (5), na Avenida Manoel das Dores. A equipe da PM avistou três elementos em atitude suspeita, que se separaram logo após observarem a viatura, sendo que dois subiram a avenida e outro desceu. O terceiro elemento foi abordado em frente a uma farmácia, estava com duas buchas de maconha e R$ 95 nos bolsos e foi preso. Ao mesmo tempo, a equipe da Defesa Civil do município comunicou que os outros dois suspeitos começaram a correr. A polícia os alcançou, descobrindo que eram dois menores, um de 14 e outro de 17 anos. Os dois apresentavam forte odor de maconha e provavelmente haviam dispensado a droga que haviam adquirido. No celular de um deles, havia mensagens, que claramente indicavam que havia venda de entorpecentes. Todos os envolvidos, o dinheiro, a droga e o celular apreendido, foram encaminhados e entregues na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Recentemente, este blog noticiou que a equipe da Polícia Militar de Tibagi recebeu no dia 17 de abril uma denúncia anônima, via 190, de que na esquina do Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento havia dois elementos que estariam comercializando drogas. Na abordagem, um deles portava um cigarro de maconha e vinte reais em dinheiro. No celular da mesma pessoa, existiam diversas mensagens recebidas, nas quais, nitidamente, havia encomendas de entorpecentes. Os envolvidos, a droga, o dinheiro e o celular foram encaminhados para a delegacia local.

Além de ser um problema de saúde pública, as drogas estão relacionadas a outros problemas sociais, especialmente a violência. Coincidentemente, Tibagi tem visto uma escalada nas ocorrências policiais ligadas a furtos. Agência da Copel, sede do Recicla Tibagi, lotérica, panificadora, lojas e residências tem sido vítimas de bandidos, embora ainda não tenha sido apresentada publicamente qualquer relação entre o tráfico e as demais ocorrências. 

Cidade turística e sempre tida como tranquila, Tibagi necessita urgentemente de medidas que favoreçam a proteção do cidadão e a retardamento do aumento de ocorrências policiais.